BANDA CARLOS GOMES e
PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL(PROAC)
UMA PARCERIA DE SUCESSO
Fruto de projeto aprovado e patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o ano de 2010 marcou o início de uma nova etapa na vitoriosa existência de 116 anos da Banda Carlos Gomes de Campinas. Formadora de sucessivas gerações de músicos
especializados em instrumentos de sopro e percussão, foi possível, agora, graças ao incentivo financeiro obtido junto ao governo estadual, dar condições para que adolescentes e jovens das mais variadas condições sociais e econômicas freqüentassem o curso prático/teórico inteiramente gratuito, ministrado por abalizados professores capitaneados pelo Maestro Wilson Dias. O resultado não poderia ser melhor, tendo em vista que dos cerca de 80 interessados inscritos no início do ano, pode-se afirmar com segurança que a cidade de Campinas vai contar brevemente com um novo conjunto musical de qualidade.
Tanto é verdade que a maior parte deles sugeriu que o curso continuasse neste ano de 2011, mesmo havendo necessidade do pagamento de uma contribuição mensal até a aprovação do novo projeto.É o que estará sendo feito a partir do mês de maio.
A confiança nessa aprovação é muito grande, haja vista o embasamento de inclusão social dado ao primeiro projeto, que privilegiou o acesso de pessoas sem condições financeiras para pagar professor particular, conservatório ou escola de música tradicional. Hoje, a Banda-Escola Carlos Gomes está equipada com instrumental e recursos humanos em quantidade e qualidade profissionais.
Em contrapartida a banda executou no período de maio a dezembro de 2010, mais de 10 concertos em praças públicas e outros espaços culturais, com entrada franca e aberto a todas as classes sociais, executando um repertório eclético, mesclando clássicos da música popular com peças eruditas nacionais e internacionais.